top of page
  • julianamartinsfree

Cheirinho de pão assando

Existe cheiro mais acolhedor que o de pão assando? O de bolo ficando pronto também é delicioso...



Antes de passar a receita, aguenta um pouquinho, porque tenho história pra contar.

Eu sou apaixonada com pão caseiro. Por alguns meses, eu e minha mãe montamos uma empresa, onde trabalhávamos com receitas saudáveis. Bolos, pães integrais recheados, alguns sem glúten, cookies e outros biscoitos de sementes. E foi um tempo muito feliz onde pude aprender tanto! Tínhamos a ajuda da irmã Ilda. Ela espontaneamente nos passou suas receitas, emprestou seu forno e formas, e nos ensinava.

Lembro dela contando em lágrimas, que nós fomos a resposta de uma das suas orações ao Senhor: Ela pedia pra que pudesse ser útil e servir alguém.

E realmente foi. Sempre vou ter um carinho especial pelos momentos que passamos juntas.

Sei que fazíamos muiiitos pães...Eu estava mais ou menos no meio do meu período de nutrição. E na época fazia todo sentido. Eu administrava as compras, fazia as etiquetas, era responsável pelos cookies e ajudava com alguns bolos e pães. Lavava muitas vasilhas e embalávamos também (pra mim era parte mais chata) Eu ia de loja em loja no centro, apresentando nosso trabalho. Minha mãe pegava um ônibus e ia pra prefeitura da cidade. Aos poucos nossa fabricação cresceu. Mas por N motivos, paramos de trabalhar com muitos produtos. Acho que na época eu fui contratada, e estava realmente precisando. E minha mãe ficou com uma demanda muito grande de trabalho, ao mesmo tempo que eu fui perdendo o interesse nessa área. Se você já trabalhou com comida, sabe que é extremamente cansativo. Meses depois, pula pra parte em que ficamos por muito tempo trabalhando com bolos de cenoura e broas.

Não se engane, eu amava! Mas entendi que não queria fazer daquilo minha profissão.

Hoje, fico feliz de poder fazer em casa boa parte dessas receitas, e me aventurar em novas ou criar minhas próprias.


Além de amar fazer, uma das coisas que deixa meu marido muito feliz é comer pão e bolo quentinhos.

Se eu conseguisse (e quero tentar) manteria o hábito de fazer toda semana. Em uma época me esforcei muito pra fazer pão de fermentação natural, mas confesso que desisti por achar muito difícil e o sabor muito forte. Porém, ainda quero voltar a tentar.


Hoje é domingo, e combina tanto com comidinha caseira. Resolvi testar a receita do canal gordices da teca. Mas tinha um problema: meu fermento estava vencido! Mesmo assim, quis ver no que dava...Vou deixar a receita abaixo e depois compartilhar no que acho que errei.


Pão caseiro


  • 1 Colher de sopa de fermento biológico seco (10g)

  • 3 colheres de sopa de açúcar (36 g)

  • 1 xícara e1/2 de água morna (360 ml)

  • 5 xícaras de farinha de trigo (700 g)

  • 1 ovo (53 g)

  • 1/2 xícara de óleo (120 ml)

  • 1 colher de café de sal (1,5 g)

Modo de preparo

Estou adquirindo o hábito de pesar todas as receitas que faço. E com essa fui pesando todos os ingredientes.


Misture o fermento, açúcar e água morna em uma tigela funda, até ficar homogêneo.

Acrescente duas xícara de farinha (pesei e deu aproximadamente 250 gramas), o ovo e o óleo e misture bem. Acrescente o restante da farinha e do sal, e misture com a mão conforme a massa vai ficando mais pesada. Quando observar que ela ta começando a desgrudar da tigela, despeje na bancada untada com farinha e comece a sovar. Acrescente farinha de trigo caso seja necessário. A massa precisa começar a soltar da bancada com facilidade, mas ainda estar grudando estando bem homogênea. Quando chegar nessa etapa, enfarinhe a tigela com farinha, adicione a massa e tampe com plástico filme. Deixe descansar por 40 a 60 minutos. A massa dobrará de tamanho.

Tire o ar da massa colocando o peso da mão como se estivesse amassado.

Corte em duas partes e sove um pouco mais, lembrando de colocar farinha na bancada. Com um rolo ou garrafa, abra a massa em um formato retangular, e aqui, quanto mais fina ela fica, melhor.

Dobre as duas laterais ao meio, e passe a garrafa pra unir bem essas camadas.

Agora, a ponta será enrolada até o final da outra ponta.

Faça isso com as duas massas, pincele uma gema ou manteiga em cima do pão e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora cobertas com plástico filme em uma forma untada.

Ela deve dobrar de tamanho.

Asse no forno pré aquecido por cerca de 35 a 40 minutos.


Eis meu resultado:



Notem que o pão cortado ficou parecendo massudo. Estava delicioso, mas fiquei chateada com isso...Imagino que errei nas seguintes etapas:

.Usei fermento vencido .

.Sovei pouco a massa na primeira etapa.

.Abri pouco a massa com o rolo na última parte.

.Deixei descansar pouco na segunda etapa. Ficou exatamente 40 minutos. Talvez por ter usado fermento vencido, deveria ter deixado mais tempo. Porque a massa não chegou a dobrar de tamanho.

Mas isso tudo não impediu do pão ter ficado saboroso.

Passamos a manteiga que se derreteu e desfrutamos de um final de domingo quente, acompanhado de uma limonada . Também tinha café, mas ta um calor de mais de 30 °C hoje.


Se você sabe fazer pão, aceitarei alegremente sua sugestão de onde posso ter errado.

Se você não sabe fazer pão: aproveite um final de semana pra testar uma nova receita. O meu não ficou perfeito, mas valeu muito a pena.


Link do vídeo com o passo a passo:

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page